Dr. Ciro Mancilha Murad | Cardiologista

Dor no Peito: entenda as causas e tratamento.

Dor no Peito: entenda as causas e tratamento.

Sumário

Qual importância do sintoma de dor no peito ?

Dor torácica é um sintoma extremamente comum, sendo a segunda principal causa de admissões em pronto socorro.  Suas causam podem variar muito, desde alterações musculares até condições médicas graves, ameaçadoras a vida que devem ser rapidamente reconhecidas e tratadas. Uma avaliação médica é fundamental para afastar as causas graves e instituir um tratamento adequado. 

Legenda: gráfico demonstrando as diferentes causas de dor torácica em pacientes admitidos no Pronto Socorro, em um Hospital no Reino Unido. Mais da metade dos pacientes ficam com um diagnóstico de dor torácica inespecífica (“chest pain” em verde no gráfico). AMI: infarto agudo do miocárdio. Fonte: https://heart.bmj.com/content/95/12/1023

Quais são as principais causas de dor no peito?

Quais são as principais causas de dor no peito?

A dor torácica pode ser originar do coração, grandes vasos sanguíneos, pulmão, músculos da região anterior do tórax. Pode ainda estar relacionado a questões emocionais (transtorno de ansiedade ou pânico). Portanto as causas variam muito, desde condições benignas a outras bem mais graves.

Abaixo, listaremos as principais causas de dor torácica e suas características:

·        Origem cardíaca

o   Isquemia coronariana: dor ou desconforto no peito que ocorre quando o músculo cardíaco não recebe sangue suficiente devido a obstruções nas artérias coronárias.  Pode variar desde uma angina (dor torácica precipitada pelo esforço e aliviada pelo repouso) até um infarto (causado pela obstrução completa de uma artéria coronária). A dor do infarto tem as seguintes características: forte e persistente, em aperto, localizada no centro do tórax podendo irradiar para braços e mandíbula. Pode estar associada a náuseas, vômitos e falta de ar. Esses sintomas devem motivar ida imediata a um pronto socorro.   

o   Dissecção aguda de aorta: ocorre quando há ruptura da artéria aorta, principal vaso que leva sangue do coração ao restante do corpo.  Caracterizada por dor intensa, anterior ou posterior, lancinante, que pode estar associada a desmaios, falta de ar e queda súbita de pressão. Também deve motivar procura imediata a um pronto socorro.  

o   Pericardite: dor causada pela inflamação do tecido que reveste o coração (pericárdio). A dor é tipicamente em pontada, pior com a inspiração profunda ou tosse e alivia com tórax inclinado para frente.

 

·        Origem pulmonar

o   Embolia pulmonar: é uma condição médica que ocorre quando um coágulo de sangue se desloca e bloqueia uma das artérias dos pulmões. Isso impede que o sangue flua corretamente causando sintomas de falta de ar e dor no peito. Pode ocorrer espontaneamente ou após sintomas que precipitam formação de coágulos como cirurgias de grande porte, fraturas ou imobilidade prolongada.   

o   Pneumotórax: é uma condição que ocorre quando ar entra no espaço entre o pulmão e a parede do tórax. Isso pode fazer com que o pulmão se colapse, dificultando a respiração. A dor geralmente piora com a respiração profunda.

 

·        Origem gastrointestinal:

o   Refluxo gastroesofágico: é uma condição em que o ácido do estômago volta para o esôfago podendo causar uma sensação de queimação ou dor no peito, muitas vezes descrita como “azia”. Essa dor pode ser confundida com dor cardíaca, já que a localização é semelhante. Todavia, diferente da dor cardíaca, é precipitada por refeições pesadas e melhora com antiácidos.  

o   Úlcera péptica: é uma ferida que se forma na mucosa do estômago. A dor geralmente é sentida na parte superior do abdômen, mas pode irradiar para o peito. Tipicamente a dor é pior em jejum e alivia após alimentação.

 

·        Origem musculoesquelética:

o   A dor torácica musculoesquelética é um tipo de dor que vem dos músculos, ossos ou articulações da área do peito. Essa dor pode ser causada por diferentes fatores como: fadiga muscular, trauma ou inflamações. Geralmente a dor é bem localizada em uma região específica do tórax (diferente da dor cardíaca), sendo precipitada ou agravada pela palpação da região.

 

·        Origem psicológica/psiquiátrica:

 

o   A dor torácica também pode ser causada por fatores emocionais ou mentais ao invés de problemas físicos. Transtornos de ansiedade e crises de pânico frequentemente estão relacionados com ocorrência de sintomas de falta de ar, dor no peito ou sensação de medo intenso.

Como é feito o diagnóstico da dor no peito?

Devido a grande variedade de causas e possibilidade de doenças graves, é recomendado que um paciente com dor no peito procure um médico para elucidação do quadro. Dependente da intensidade dos sintomas pode ser necessário procura imediata a um pronto socorro para afastar as causas mais graves e num segundo momento, consulta com um cardiologista no consultório para uma avaliação mais detalhada.

Seu médico irá conversar com você para entender as características da sua dor, relação com esforços, alimentação ou outros fatores precipitantes. Exames subsidiários poderão serão solicitados conforme necessidade e de acordo com as principais suspeitas: 

·        Exames de sangue

·        Eletrocardiograma

·        Rx de tórax

·        Ecocardiograma

·        Tomografia (tórax, artérias coronárias ou artéria pulmonar, conforme suspeita)

·        Cateterismo cardíaco

·        Endoscopia digestiva (em caso de dor de origem gastrointestinal)

Quais os tratamentos para dor no peito?

Os tratamentos obviamente irão variar conforme a causa da dor.

Seguem abaixo tratamentos específicos das principais causas:

·        Isquemia coronariana (infarto ou angina): tratamento envolve realização de angioplastias (tratamento por cateterismo para desobstruir as artérias coronárias) associados a medicamentos para reduzir a chance de novas obstruções.

·        Dissecção de aorta: trata-se de uma das causas mais graves de dor torácica, e o tratamento é uma cirurgia cardíaca de emergência.

·        Pericardite: medicamentos como anti-inflamatórios são usados para melhorar a dor e reduzir inflamação no pericárdio.

·        Embolia pulmonar: uso de anticoagulantes.

·        Dor de origem gastrointestinal: antiácidos e medidas dietéticas para controle do refluxo ou da úlcera. 

Conclusão

Dor no peito é uma das principais causas de atendimento médico em pronto socorro e consultório. Suas causas são variadas desde condições benignas até doenças graves e ameaçadoras a vida. O diagnóstico envolve escuta atenda dos sintomas do paciente, característica da dor e realização de exames complementares voltadas para cada queixa específica.

O médico especialista, qualificado para diagnóstico e tratamento desta queixa altamente prevalente e com potencial gravidade é o Cardiologista.

Dr Ciro Murad é cardiologista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com sub-especialização pela Universidade de São Paulo (USP) e atuação nos melhores Hospitais de São Paulo. Tem grande experiência em dor torácica já tendo como atuado como cardiologista e clínico em diversos Prontos Socorros (Hospital Samaritano, Hospital Albert Einstein). Atualmente realiza atendimentos particulares de cardiologia e clínica médica na Clínica EndoCore, em Perdizes, São Paulo.

 

Entre em contato e tire suas dúvidas! 

Fontes:

  • https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/dor-toracica/
  • https://www.uptodate.com/contents/approach-to-the-adult-with-nontraumatic-chest-pain-in-the-emergency-department?csi=a95cdd80-531c-472d-9911-aadcc51a6bd7&source=contentShare
  • https://www.uptodate.com/contents/outpatient-evaluation-of-the-adult-with-chest-pain?search=chest%20pain&source=search_result&selectedTitle=3%7E150&usage_type=default&display_rank=3
  • https://heart.bmj.com/content/95/12/1023

 

Saiba mais:

  • https://www.einstein.br/doencas-sintomas/dor-toracica
  • https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack

Leia também