Dr. Ciro Mancilha Murad | Endocore

O que é insuficiência cardíaca ?

Insuficiência cardíaca é uma síndrome caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue de maneira adequada. Isso resulta em uma perfusão inadequada para órgãos vitais (como os rins) e ocorrência de retenção de líquidos.

A insuficiência cardíaca é dividia em dois tipos, baseado na fração de ejeção (FE) do ecocardiograma (que estima a porcentagem de sangue bombeado em cada batimento):

• Insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida: o coração perde a força de contração. Geralmente nesses casos, para compensar o coração se torna progressivamente mais dilatado (“cardiomegalia”).
  • Insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada: neste caso a força de contração do coração é normal, todavia suas paredes se tornam mais rígidas resultando em dificuldade para relaxar e acomodar o sangue.

Quais os sintomas da insuficiência cardíaca?

Os sintomas da insuficiência cardíaca variam muito de paciente para paciente, e podem ser progressivos. Abaixo os mais comuns:

• Falta de ar: pode ocorrer em repouso ou aos esforços.
  • Dificuldade para dormir: um dos sintomas típicos é a ocorrência de falta de ar ao deitar-se ou no meio da noite. Alguns pacientes precisam colocar vários travesseiros para conseguir dormir.
  • Inchaço: inicialmente nos tornozelos podendo progredir para pernas e abdome. Alguns pacientes tem sensação de peso após refeições, devido ao acúmulo de líquidos no fígado e intestino.
  • Ganho de peso não intencional: pode ocorrer devido a retenção de líquidos.
  • Sensação do coração disparado: é comum ocorrência de arritmias (como a fibrilação atrial) ou batimentos fora do ritmo (extrassístoles) resultado em palpitações mesmo em repouso.
  • Tosse persistente: pode ocorrer devido ao acúmulo de líquido nos pulmões.
  • Tontura e fadiga: são sintomas inespecíficos, mas também podem ocorrer na insuficiência cardíaca.

Como é feito o diagnóstico da insuficiência cardíaca?

Um cardiologista deverá avaliar seus sintomas e exames complementares.

Para o diagnóstico da insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida um ecocardiograma irá demonstrar uma fração de ejeção abaixo dos valores normais.

Para o diagnóstico da insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada, devemos correlacionar os sintomas do paciente com alguma evidência através de exames de que existe dificuldade na fase de relaxamento do coração. Isso pode ser evidenciado por alguns parâmetros do ecocardiograma ou por um exame de sangue chamado peptídeo natriurético (BNP ou NT-pro BNP). São moléculas liberadas quando ocorre distensão das paredes do coração, demonstrando aumento das pressões de enchimento do coração.

Quais as causas da insuficiência cardíaca?

• Doenças das valvas cardíacas
  • Obstruções em artérias do coração
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Infecções (de origem viral ou causadas pela Trypanossoma cruzi – doença de Chagas)
  • Exposição a substâncias tóxicas (anabolizantes, álcool, alguns medicamentos para tratamento do câncer)
  • Doenças autoimunes
  • Fatores genéticos
  • Doenças congênitas do coração

Qual o tratamento da insuficiência cardíaca?

Felizmente nas últimas décadas o tratamento da insuficiência cardíaca evoluiu muito, possibilitando aos pacientes enorme ganho em expectativa e qualidade de vida. O tratamento consiste em medicamentos, medidas comportamentais e procedimentos como marca-passo ou cirurgias cardíacas incluindo transplante cardíaco. O melhor tratamento será indicado pelo seu cardiologista. Veja aqui, mais sobre as principais opções de tratamento.

Devido a complexidade e variedade de opções de tratamento, alguns cardiologistas optam por estender sua formação nesta doença. Dr Ciro além da formação em cardiologia clínica, tem subespecialização em Insuficiência Cardíaca e Transplante no Instituto do Coração (InCor – FMUSP) e atua como membro da equipe do Transplante Cardíaco do Hospital Albert Einstein.

Em caso de dúvidas, nossas equipe estará a disposição para te atender !

Entre em contato por Whatsapp

Entre em contato por e-mail